Skip to content Skip to footer
28ª IPO (e-IPO): Eslovênia/2020

28ª IPO (e-IPO): Eslovênia/2020

A Seletiva Nacional para a 28ª IPO foi realizada no dia 14 de fevereiro de 2020 e, com número limitado de vagas por Unidade da Federação e por escola, contou com a participação de sessenta e quatro estudantes de trezes estados brasileiros. A prova foi aplicada na Universidade Federal de Rondônia, na Universidade Federal do Maranhão, na Universidade Federal do Pará, na Universidade Federal do Ceará, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, na Universidade Federal de Pernambuco, na Universidade Federal do Espírito Santo, na Universidade Federal de Minas Gerais, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na Universidade de São Paulo, na Universidade Federal de Santa Catarina e no Colégio Israelita Brasileiro, em Porto Alegre. Os ensaios escritos pelos estudantes foram avaliados em duas fases por dois júris formados por trinta e cinco professores doutores e pesquisadores universitários.

Foram selecionados os estudantes Luiz Felipe de Souza Lobo Morgado Horta, da Escola Britânica do Rio de Janeiro, e Toma Gheorghe Tavares de Melo, do Colégio Núcleo, de Recife. Devido à pandemia de COVID-19, declarada pela Organização Mundial da Saúde em março de 2020, a 28ª IPO, que seria sediada em Lisboa, foi organizada por um comitê esloveno e realizada em formato remoto. Além dos estudantes selecionados e do Prof. Me. Gustavo Coelho, Delegado da IPO no Brasil e Presidente do Comitê Organizador da Seletiva Nacional para a IPO, também compôs a delegação brasileira a Profa. Dra. Mitieli Seixas da Silva (UFSM). Pela qualidade de seus ensaios, os estudantes Luiz Felipe Horta e Toma Gheorghe foram premiados, respectivamente, com uma Medalha de Prata e uma Menção Honrosa no evento. Mesmo diante de inúmeras dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19, mais de trinta e cinco países participaram da 28ª IPO (e-IPO), que contou com uma intensa programação acadêmica e conferencistas de peso, como o Prof. Dr. Michael Sandel, da Universidade de Harvard.

Luiz Felipe hoje estuda Filosofa no Reed College, dos EUA, enquanto Toma Gheorghe é estudante de Filosofia na Universidade Federal de Pernambuco.