Skip to content Skip to footer
Olimpíada Nacional de Filosofia

Onfil

sobre a onfil

Nossa trajetória

Idealizada pelos professores Gustavo Coelho (CIB) e Mitieli Seixas (UFSM), e tendo como instituição promotora a Universidade Federal de Santa Maria em colaboração com dezenas de instituições de todas as Unidades da Federação, a Onfil nasce em 2024 com apoio do MCTI e do CNPq a partir de uma ampla rede formada desde 2018 em torno da Seletiva Nacional para a Olimpíada Internacional de Filosofia. Tendo em seu núcleo um concurso de ensaios filosóficos escritos em língua portuguesa, a Onfil será composta por uma etapa regional, aplicada simultaneamente em todas as unidades da Federação, e uma final nacional, sediada na Universidade Federal de Santa Maria, que reunirá os dez melhores colocados de cada uma das cinco regiões do país em torno de uma programação acadêmica, cultural e social que estimulará a construção de laços entre seus participantes em um ambiente colaborativo e inclusivo. A partir de março de 2024, a Onfil também incorporará a Seletiva Nacional para a IPO, que passará a ser reservada a vinte estudantes de cada uma das regiões brasileiras segundo sua colocação na etapa regional da Onfil.

I Onfil

Edital

Olimpíada Nacional de Filosofia 2024

O comitê organizador da I Onfil, Olimpíada Nacional de Filosofia promovida pela UFSM em parceria com dezenas das mais importantes instituições de ensino, pesquisa e extensão de todo o país, tem o prazer de convidar a sua escola para inscrever até dois ou duas estudantes nesse grande evento. 

Fundada em 2024 com apoio do MCTI/CNPq em torno de uma ampla rede de pessoas e instituições responsáveis pela Seletiva Nacional para a Olimpíada Internacional de Filosofia, a I Onfil terá em seu núcleo um concurso de ensaios filosóficos escritos em língua portuguesa e será composta de uma Etapa Regional, a ser realizada entre as 14h e as 18h do dia 28 de junho em todas as unidades da Federação, e de uma Final Nacional, a ser realizada entre os dias 17 e 20 de outubro na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Além disso, estudantes brasileiros que queiram participar da Seletiva Nacional para a 33ª Olimpíada Internacional de Filosofia (Bari/2025) terão de participar da Onfil e alcançar uma boa colocação em sua Etapa Regional.

A I Onfil é aberta a estudantes brasileiros de escolas públicas e privadas de qualquer Unidade da Federação que não tenham concluído o Ensino Médio antes do dia 28/06/2024 e tenham até 19 anos de idade no dia 31/12/2024 (cf. mais requisitos na seção 1 deste edital).

  1. INSCRIÇÕES:

As inscrições para a I Onfil deverão ser feitas por um(a) profissional escolar até o dia 07 de junho de 2024. O(A) profissional deverá primeiro preencher e enviar o formulário para declaração de interesse disponível no final deste edital. Após confirmação do Comitê Organizador da Onfil, será enviado por e-mail um link para preenchimento de um formulário detalhado por meio do qual será efetivada a inscrição em caso de adequação das informações enviadas com os termos do edital e de disponibilidade de vagas no local de prova solicitado. Observando-se todos os termos deste edital, as inscrições serão feitas de acordo com a ordem de procura pelas vagas.

Cada uma das cinco regiões do país tem o seu próprio corpo de jurados – formado por profissionais de diferentes regiões – e o seu próprio número de vagas na etapa regional da Onfil, que é definido pelo número de profissionais mobilizados por cada região para atuar no júri da olimpíada. As vagas destinadas a cada uma das cinco regiões estão distribuídas entre os estados que as compõem segundo um critério de proporcionalidade populacional e de acordo com a capacidade de cada estado para viabilizar a aplicação da prova nos diferentes locais mobilizados para essa finalidade. O número total de vagas por região, por Unidade da Federação e por local de prova pode ser conferido abaixo, na seção 7 (“Locais de Prova”). 

Em caso de sobra de vagas em um local de prova, estado ou região, as mesmas poderão ser redistribuídas, segundo ordem de procura, primeiro entre outros locais de prova de um mesmo estado, depois entre outros estados de uma mesma região e, por fim, entre outras regiões do país.

Caso, após o encerramento do prazo para inscrições, seja inviabilizada a aplicação da prova em qualquer um dos locais previstos neste edital, será enviado um e-mail a todos os envolvidos informando o endereço de um novo local de prova..

Em todas as Unidades da Federação, serão reservadas 60% de vagas para estudantes da rede pública e 40% de vagas para estudantes da rede privada. Caso, em qualquer Unidade da Federação, haja uma procura inferior ao percentual previsto para qualquer um dos dois grupos, as vagas que sobrarem poderão ser preenchidas por estudantes do outro grupo.

Redes ou grupos educacionais privados que queiram inscrever mais do que dois ou duas estudantes em qualquer Unidade da Federação – contanto que não sejam da mesma escola – terão de aguardar até o fim do prazo para as inscrições para receber uma confirmação (positiva ou negativa) das inscrições adicionais. Estas só serão aceitas se nem todas as vagas previstas para a Unidade da Federação desejada tiverem sido preenchidas ao término do prazo para inscrições. 

Caso sobrem vagas após o término do prazo, será aberta uma segunda chamada entre os dias 08 e 12 de junho para que escolas já inscritas possam inscrever mais dois ou duas estudantes cada e escolas ainda não inscritas possam inscrever até dois ou duas estudantes cada.

  1. A PROVA:

Cada estudante que participar da Onfil terá de escrever, em no máximo quatro horas e por meio de um computador sem acesso à internet disponibilizado por seu local de prova, um ensaio filosófico em língua portuguesa sobre um de quatro tópicos que serão apresentados apenas no dia da prova na forma de trechos de textos filosóficos.

Os tópicos cobrados na prova serão definidos em sigilo por membros do júri da Onfil e deverão contemplar diferentes áreas, pensadores e pensadoras da Filosofia. Ao longo de seu ensaio, não será permitido, sob pena de eliminação, que o(a) estudante se identifique ou identifique o estado da Federação em que reside. Essa proibição tem por objetivo não permitir que se levantem suspeitas sobre a isenção dos jurados em sua avaliação dos ensaios.

A prova será enviada pela Diretora Geral da Onfil aos locais em que será aplicada apenas a tempo de ser impressa e entregue aos estudantes no horário previsto para a sua aplicação. Ninguém além da Diretora Geral da Onfil e de membros do Júri Final da olimpíada terá acesso à prova antes disso.

  1. AVALIAÇÃO DOS ENSAIOS:

Em cada uma das cinco regiões do país, o processo de avaliação dos ensaios escritos na etapa regional da Onfil será composto por diferentes fases eliminatórias antes de uma fase final regional. Na primeira fase eliminatória, todos os ensaios serão distribuídos entre diferentes grupos de jurados, cada grupo ficando responsável pela avaliação de uma parcela do número total de ensaios produzidos na região de sua cobertura. Aqueles que forem considerados os melhores ensaios de cada grupo serão encaminhados para novos jurados em uma segunda fase eliminatória de avaliação. Nas regiões com 140 ou 160 vagas, haverá ainda uma terceira fase eliminatória antes da fase final de avaliação regional. Até 20 ensaios alcançarão a fase final de avaliação em cada região. Os ensaios que alcançarem a fase final da etapa regional em cada uma das cinco regiões do país serão todos lidos pelos membros dos júris finais dessas regiões.

Ao longo de todo o processo de avaliação, os ensaios serão avaliados de acordo com os cinco critérios que norteiam a Olimpíada Internacional de Filosofia: relevância para o tópico, compreensão filosófica do tópico, poder persuasivo de argumentação, coerência e originalidade. É preciso que se enfatize: mais do que conhecimento da história da filosofia, que é certamente desejável, espera-se que cada estudante demonstre, com consistência argumentativa, um verdadeiro esforço de reflexão pessoal sobre o tópico que tiver escolhido.

Antes de os ensaios serem enviados para os jurados, os nomes de seus autores serão codificados a fim de não permitir que se levantem suspeitas sobre a lisura do processo avaliativo. 

  1. PREMIAÇÕES:

4.1. Onfil – Etapa Regional: cada um dos cinco júris da Etapa Regional da Onfil atribuirá medalhas de Ouro, Prata e Bronze, além de Menções Honrosas, aos autores e às autoras daqueles que forem considerados os melhores ensaios por eles avaliados. De acordo com sua ordem de classificação na Etapa Regional, até dez estudantes de cada uma das cinco regiões do país serão considerados(as) classificados(as) para a Final Nacional, a ser realizada na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, entre os dias 17 e 20 de outubro de 2024 – entre os(as) dez representantes de cada região na Final Nacional, garantem-se no mínimo duas vagas para estudantes provenientes de escolas publicas de acordo com sua classificação na Etapa Regional. Os(as) vinte melhores colocados(as) de cada região do país serão também considerados(as) classificados para participar da Seletiva Nacional para a Olimpíada Internacional de Filosofia, a ser realizada em novembro, em data a confirmar, em locais de prova já mobilizados pela etapa regional da Onfil. Por fim, de acordo com sua colocação na Etapa Regional da Onfil, dois estudantes de escolas públicas de cada uma das cinco regiões do país serão agraciados com Bolsas de Iniciação Científica Jr. – no valor de R$ 300,00 mensais por até 6 meses – concedidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), respeitadas as cotas de 50% para estudantes meninas, 30% para estudantes negros(as) e 10% para estudantes com deficiência (PCD).

4.2. Onfil – Final Nacional: os melhores colocados na Final Nacional da Onfil serão agraciados com Medalhas de Ouro, Prata e Bronze, além de Menções Honrosas. Os(As) medalhistas da final nacional terão também seus ensaios publicados no site de Onfil.

4.3. Seletiva Nacional para a 33ª IPO: os melhores colocados na Seletiva Nacional para a 33ª IPO serão agraciados Medalhas de Ouro, Prata e Bronze, além de Menções Honrosas. Os dois ou as duas melhores colocados(as) na Seletiva Nacional para a 33ª IPO serão também considerados(as) selecionados(as) para representar o Brasil na 33ª IPO, a ser realizada em Bari, na Itália, em maio de 2025.

  1. CUSTOS:

5.1. Onfil – Etapa Regional: não é cobrada nenhuma taxa para inscrição na etapa regional da Onfil. Ressalta-se apenas que o comitê organizador da olimpíada não cobre nenhum custo de hospedagem, alimentação ou transporte dos(as) estudantes inscritos(as) até os locais de prova da Etapa Regional.

5.2. Onfil – Final Nacional: todos os estudantes classificados para a Final Nacional da Onfil – a ser realizada na cidade de Santa Maria (RS) entre os dias 17 e 20 de outubro de 2024 – terão cobertas pelo comitê organizador da olimpíada sua hospedagem e três refeições diárias durante toda a programação do evento – os mesmos custos serão cobertos para até um(a) professor(a) de filosofia de cada escola representada na final nacional. Além disso, de acordo com sua ordem de classificação na etapa regional, pelo menos quatro estudantes de escolas públicas de cada uma das cinco regiões do país que se classificarem para a final nacional da Onfil receberão também auxílio financeiro para seu deslocamento até a cidade de Santa Maria (RS) e para seu retorno às suas cidades de residência.

5.3. Seletiva Nacional para a IPO: não será cobrada nenhuma taxa dos classificados para participar da Seletiva Nacional para a 33ª IPO. Ressalta-se, no entanto, que o comitê organizador do evento não cobrirá nenhum custo de hospedagem, alimentação ou transporte dos(as) estudantes inscritos(as) até os locais de prova.

5.4. 33ª IPO (Bari/2025): para participar da 33ª Olimpíada Internacional de Filosofia, os(as) estudantes selecionados(as) pela Seletiva Nacional para a 33ª IPO, a ser realizada em novembro de 2024, terão de arcar com o custo de sua passagem aérea de ida até o país sede do evento e de retorno ao seu país de origem, assim como com quaisquer gastos que se derem fora da programação da olimpíada. Os custos com hospedagem e três refeições diárias durante a programação da 33ª IPO ficarão sob inteira responsabilidade do comitê organizador italiano.

  1. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

6.1. Onfil – Etapa Regional: os nomes dos(as) medalhistas, dos(as) agraciados(as) com menções honrosas, dos classificados para a Final Nacional da Onfil e dos classificados para a Seletiva Nacional para a 33ª IPO serão divulgados no dia 02 de agosto de 2024 no site da Onfil e através de e-mail enviado para as escolas e os(as) estudantes inscritos(as). Todas as escolas com estudantes inscritos(as) na Etapa Regional da Onfil terão acesso às notas atribuídas aos ensaios escritos por seus ou suas estudantes.

6.2. Onfil – Final Nacional: os nomes dos(as) medalhistas e dos(as) agraciados(as) com menções honrosas serão divulgados na cerimônia de encerramento da I Onfil, a ser realizada na manhã do dia 20 de outubro na cidade de Santa Maria (RS). Na semana seguinte, além dos nomes dos(as) premiados(as), serão também publicados no site da Onfil os ensaios dos(as) medalhistas da Final Nacional.

7. Vagas e locais de prova da Etapa Regional:

A presente seção apresenta todos os locais previstos para a aplicação da prova que comporá a Etapa Regional da I Onfil. Por motivos de força maior, qualquer um desses locais poderá vir a ser substituído por outro local próximo. Para informações sobre os critérios que definem a distribuição de vagas entre regiões, estados, cidades e locais de prova, conferir a seção 1 (“Inscrições”) acima.

Nota: o Comitê Organizador da I Onfil é soberano para deliberar e decidir sobre casos omissos e não previstos pelo presente edital. 

Inscrições