No dia 22 de fevereiro de 2019, foi realizada a Seletiva Nacional para a 27ª IPO. Com maior tempo de preparação, e após divulgações públicas feitas meses antes em uma entrevista para a TV Escola e no XVIII Encontro Nacional da ANPOF, em Vitória, Espírito Santo, foi possível aumentar consideravelmente o alcance do processo seletivo para a IPO no Brasil. A prova foi aplicada simultaneamente na Universidade Federal do Ceará, na Universidade Federal de Pernambuco, na Universidade Federal de Santa Catarina, na Universidade Federal de Santa Maria, na Escola de Aplicação da USP, na Escola Eleva do Rio de Janeiro e no Colégio Israelita Brasileiro, em Porto Alegre.
O júri da seletiva foi composto por vinte e um professores doutores de onze universidades e dois institutos federais, os quais foram encarregados tanto de avaliar os ensaios escritos pelos mais de trinta candidatos quanto de escolher os tópicos da prova. Entre os jurados estava o experiente Prof. Dr. Edgar Lyra, da PUC-Rio, que compôs a delegação que viajou para a 27ª IPO, sediada em Roma, na Itália. Foram selecionados para o evento os estudantes Theodoro Becker Ehrlich, do Colégio Israelita Brasileiro, e Cauan Marques Negreiros, do Colégio Farias Brito, de Fortaleza.
Theodoro hoje estuda Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e Cauã estuda Engenharia na Universidade Federal de Minas Gerais.